Marketing Digital, Mídias Sociais

5 dicas para evitar erros no direcionamento do marketing

Postado em 2022-05-25 18:21:05

Ao pensar e desenvolver ações de marketing, é essencial que o público-alvo, tal como suas demandas e expectativas em relação ao negócio sejam o ponto de partida e aspecto essencial para resultados certeiros. Entretanto, como mostrou uma pesquisa realizada pelo ParcelLab, o oposto disso pode levar o público a ignorar totalmente a marca, levando ao rompimento do contato com a empresa.

O levantamento relatou que 49% das pessoas foram segmentadas de forma errada por e-mail e por rede social, e que deste número, 42% cancelaram a inscrição no e-mail e 24% bloquearam a empresa na rede social.

Dessa forma, alguns cuidados devem ser tomados a fim de evitar que o direcionamento errado impacte os resultados finais de marketing do negócio.

Confira algumas dicas:

1- Conheça seu público-alvo

Realizar o estudo do público-alvo é indispensável! Aqui deve ser considerado qual é o público com maiores chances de se tornar consumidor do produto ou serviço oferecido pela empresa. Devem ser levados em conta fatores como: idade, gênero, formação educacional e profissão, localização, e poder aquisitivo.

Sendo assim, a criação de personas – perfis que sintetizam as principais característica do público-alvo em espécies de avatares - também deve ser feita.

2- Atualize sua lista de contatos

De tempos em tempos é importante avaliar todos os leads e quais serão utilizados dentro das campanhas. Ali podem ter informações desatualizadas, ou mesmo perfis que já não se encaixam mais na proposta da campanha atual.

Os objetivos de cada ação podem ser diferentes, dessa forma, o público também muda, o que deve ser sempre considerado.

Por fim, é essencial utilizar dados apenas daqueles que deram permissão para tal, permitindo o contato das marcas.

3- Avalie o direcionamento dos anúncios

O público utilizado nos anúncios não está gerando bons resultados? Talvez seja momento de verificar se o direcionamento está de acordo com o material escolhido para divulgação, além de avaliar se todas as características específicas do público escolhido (interesses, cargos e comportamentos por exemplo) estão alinhadas com a campanha.

Não se esqueça de manter diversas listas diferentes de público, cada um seguindo o seu tipo de objetivo.


4- Cuidado com o excesso

Uma caixa de e-mail com uma grande quantidade de e-mails de marketing dificilmente atrairá a atenção do consumidor, e o pior, pode fazer com que ele cancele a inscrição na marca. Lembre-se que o objetivo é fazer com que ele abra o e-mail e realize uma ação a partir daí.

Dessa forma, as empresas devem avaliar quais são os conteúdos mais importantes e atrativos, e apostar neles para o e-mail marketing.

Promoções, sorteios, e novidades são alguns dos tipos de informação que atraem mais os usuários.

5- Saiba qual conteúdo o público quer consumir


Aqui vale realizar pesquisas, manter o negócio aberto ao feedback dos clientes e manter uma relação de proximidade com o público-alvo. Dessa forma, é possível analisar o que o público quer consumir e também como.

Lembre-se que todos os dias a audiência produz informações de forma espontânea e que são úteis para entender a imagem que eles têm do negócio, suas demandas em relação a ele e enfatizar o tipo de conteúdo que desejam.